A Defesa Civil divulgou, neste domingo (28), um novo relatório com a relação de municípios gaúchos que reportaram algum tipo de dano em função dos temporais. Antes eram seis, agora são 14 o número de prefeituras que comunicaram prejuízos.
Em Santa Maria, devido à intensa quantidade de chuvas registradas no período de 48 horas, alguns arroios transbordaram, ocasionando o comprometimento de alguns acessos, em especial cabeceiras de algumas pontes da região, que foram afetadas.
No município de São Borja ventos fortes acompanhados de chuvas que atingiram o município destelharam parte de duas residências, duas árvores deitadas com o vento, as quais foram cortadas com o apoio dos bombeiros, além de que uma resistência teve a aplicação de bomba para drenagem da água.
Em São João da Urtiga, ocorreu a rachadura em ponte provocando interdição e desmoronamento de terra. Em Três Cachoeiras, houve destelhamento parcial na empresa de água mineral Santo Anjo, sem registro de vítimas e sem atingimento de outras residências. Houve apenas danos materiais.
Outros danos
Em Encruzilhada do Sul, aproximadamente 50 casas foram destelhadas total ou parcialmente, diversos postes de energia e árvores caídos. Além disso, em Eldorado do Sul, houve a queda de uma árvore sobre a rede elétrica no bairro Irga, e, ainda, o destelhamento de 10 casas no bairro Delta do Jacuí.
Também houve danos em Cachoeirinha, Glorinha, Marau, Pelotas, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, São Pedro do Butiá e Torres. Com a continuação da chuva, é provável que haja uma atualização nos momentos subsequentes.
Previsão
Conforme o Órgão, na segunda-feira (29), o aporte de calor e umidade proveniente da Amazônia se concentra na metade Norte do Rio Grande do Sul. O fenômeno continua favorecendo temporais isolados, com chuva moderada a pontualmente forte, raios e queda de granizo.
Essas chuvas devem ocorrer nas regiões das Missões, Noroeste, Serra, Norte, Nordeste e Centro-Norte. Os acumulados oscilam entre 20 e 40 mm/dia, com pontuais de até 75 mm/dia.
Também há um alerta laranja do Inmet, válido até a manhã da segunda-feira (29). O cenário traz risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta não abrange todo o território gaúcho. Esse alerta é válido para Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, Região Central, Serra, Região Metropolitana, Vales e Litoral Norte.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Alerta
- boletim
- Defesa Civil
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- relatório
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
