O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para temporais e chuvas intensas no Rio Grande do Sul neste domingo (21). O risco envolve chuva forte em curto período, rajadas de vento e queda de granizo, com impacto em grande parte do estado.
Os avisos classificam a situação como perigo potencial, com possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos e interrupções localizadas de serviços. As áreas em alerta incluem Fronteira Oeste, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana, Serra, Vales, Litoral Norte e parte do Norte, Noroeste e Nordeste gaúcho.
De acordo com alerta da Defesa Civil, a instabilidade ganha força ainda na madrugada de domingo, com temporais isolados no Oeste gaúcho. Ao longo do dia, as áreas de chuva avançam para as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Costa Doce, além de pontos da Campanha e da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Os acumulados previstos variam entre 15 e 75 milímetros, mas podem atingir 100 milímetros em pontos isolados, especialmente no Oeste e nas Missões. Há risco de granizo e rajadas de vento mais intensas, principalmente durante a tarde e a noite.

Segunda-feira concentra os maiores volumes de chuva
A segunda-feira (22) tende a ser o período mais crítico, conforme alerta da Defesa Civil. A atuação conjunta de uma área de baixa pressão e de uma frente estacionária favorece chuva intensa e volumosa em parte do estado.
Em regiões do Oeste, Missões, Noroeste e Centro, os acumulados podem superar 100 milímetros em até 12 horas, com volumes diários que podem ultrapassar 150 milímetros em pontos isolados. No restante do Rio Grande do Sul, há condição para chuva forte, com acumulados entre 30 e 75 milímetros.
Além da chuva, permanecem as condições para temporais localizados, com rajadas de vento intensas e granizo pontual.
Chuva persiste na terça-feira
Na terça-feira (23), a chuva forte com descargas elétricas segue atuando na metade Norte, no Centro, na Região Metropolitana, no Litoral Médio e Norte, além de temporais pontuais no Norte e Nordeste do Estado.
Os acumulados previstos ficam entre 20 e 75 milímetros, mantendo o risco de alagamentos urbanos, enxurradas e elevações rápidas em arroios e córregos, principalmente em áreas com maior declividade.
Atenção para rios menores e áreas urbanas
A Defesa Civil aponta que a condição hidrológica atual é, em geral, de normalidade, mas os volumes elevados de chuva previstos indicam estado de atenção e alerta em áreas mapeadas em amarelo e laranja.
O principal risco está relacionado a arroios, córregos e rios de pequeno porte, que podem subir rapidamente. Em rios maiores, a tendência é de elevação gradual, sem expectativa de atingir cotas de inundação neste momento.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Agora no Tempo
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Previsão do Tempo
- Temperatura
- Tempo no RS
- Temporal
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
