EFEITOS DO CICLONE

Chuva forte causa transbordamento de arroios em Porto Alegre

Em 36 horas, precipitação no Lami acumulou 91 mm. No Sarandi foram 82 mm.

Crédito: EPTC / Divulgação
Crédito: EPTC / Divulgação

Porto Alegre enfrenta as consequências da chuva forte associada ao ciclone extratropical nesta quarta-feira (10). O volume elevado de chuva das últimas 36 horas pressionou a rede de drenagem e provocou transbordamentos de arroios e alagamentos em diferentes pontos da cidade.

Levantamento do Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil) aponta que o Lami, na Zona Sul, acumulou 91 mm no período. Na Zona Norte, o Sarandi registrou 82 mm.

Avenida bloqueada no Sarandi

A avenida Zeferino Dias está bloqueada, na altura da rua Itaúna, no bairro Sarandi, após o transbordamento do Arroio Sarandi. Houve a formação de lâmina d’água sobre a pista. Agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) estão no local para monitorar as condições e avaliar a liberação do trecho.

O DMAE (Departamento Municipal de Água) e Esgotos atribui o transbordamento ao excesso de vazão no curso d’água, impulsionado pelo acumulado de chuva.

Arroio Mem de Sá transborda

Outro ponto de atenção é o Arroio Mem de Sá, que transbordou entre os bairros Bom Jesus e Jardim do Salso. O município relaciona o episódio ao acúmulo de lixo descartado irregularmente no paliteiro do arroio, estrutura que retém resíduos maiores.

A prefeitura afirma que o paliteiro — reconstruído em 2022 — passou por limpeza e manutenção na segunda-feira (8). A desobstrução deve ocorrer ainda nesta quarta-feira (10).

Equipes seguem mobilizadas

Equipes municipais permanecem em campo com ações emergenciais e monitoramento das áreas atingidas, incluindo limpezas na rede de drenagem para reduzir impactos e tentar restabelecer a normalidade.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.