
Municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul enfrentam alagamentos nesta terça-feira (9) por causa do grande volume de chuva. As precipitações estão associadas ao ciclone extratropical que atua sobre o Estado e deve avançar para alto-mar na quarta-feira (10).
Em Osório, vídeos publicados em redes sociais mostram pontos alagados em diferentes áreas da cidade. Um dos bairros mais atingidos é o Porto Lacustre, onde ruas ficaram intransitáveis. A rede pluvial não deu conta do grande volume e se tornaram chafarizes nas tampas de bueiro.
Na avenida Brasil, o excesso de água formou correnteza. Pelo menos dois veículos foram arrastados. Em um dos casos, a água chegou à altura do capô. Até o momento, não há confirmação se os carros estavam ocupados.
Além de Osório, Tramandaí e Imbé também registraram alagamentos em ruas e avenidas nesta terça-feira.
Até agora, não há balanço oficial de atingidos, nem confirmação de desalojados ou desabrigados.
Volumes de chuva variam por município
Osório não tem cobertura de pluviômetro automático, o que dificulta a medição local em tempo real.
Dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam acumulados em 24 horas (considerando o período a partir das 18h de segunda-feira, 8):
- Capão da Canoa: 75 mm
- Tramandaí: 47 mm
- Palmares do Sul: 20 mm
Já conforme medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas (também a partir das 18h de segunda-feira, 8), foram registrados:
- Morrinhos do Sul: 105 mm
- Torres: 104 mm
- Três Forquilhas: 72 mm
- Maquiné: 70 mm
- Terra de Areia: 64 mm
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.