TEXTOS DOS RESIDENTES

CCMQ encerra Ocupação Literária de 2025 com leitura performática “O corpo que lê”

Realizada por Sara Albuquerque, performance reúne textos dos autores selecionados, evidenciando a dimensão oral e contemporânea da escrita

Edital “Ocupação Literária” foi lançado em maio deste ano e selecionou nove escritores residentes no Rio Grande do Sul - Foto: Thiele Elissa Divulgação / CCMQ
Edital “Ocupação Literária” foi lançado em maio deste ano e selecionou nove escritores residentes no Rio Grande do Sul - Foto: Thiele Elissa Divulgação / CCMQ

A Sala Cecy Frank, no 4º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), recebe nesta sexta-feira (12), às 19h, a apresentação “O corpo que lê”. A ação marca o encerramento da “Ocupação Literária” na instituição da Sedac (Secretaria da Cultura). Conduzida por Sara Albuquerque, o encontro propõe uma performance baseada nos textos autorais dos residentes da Ocupação.

A atividade tem como objetivo recuperar a dimensão oral, corporal e sensorial da literatura, aproximando o público da experiência viva do texto. Reúne obras de Alec Lisboa, Dani Langer, Fred Linardi, Fernanda Klein, Julia Dantas, Leila de Souza Teixeira, Luciana Brandão, Stela Rates e Taiasmin Ohnmacht, participantes do projeto ao longo do segundo semestre de 2025. 

A proposta dialoga com tradições de oralidade — como cordel, slam, repente e rap. E, além disso, com práticas contemporâneas de interpretação poética, evidenciando o caráter coletivo e presente da criação literária.

Ocupação Literária

Lançado em maio deste ano, o edital “Ocupação Literária”selecionou nove escritores residentes no Rio Grande do Sul, que utilizaram um espaço compartilhado de escrita na CCMQ entre julho e dezembro.

Durante o período, o grupo participou de encontros semanais, atividades formativas, visitas guiadas e ações abertas ao público, em um momento de troca, qualificação e profissionalização. A programação ocorreu entre datas simbólicas: 30 de julho, aniversário de Mario Quintana, e dezembro, mês que marca os 120 anos de Erico Verissimo.

Nos últimos meses, a iniciativa promoveu oficinas e cursos conduzidos pelos próprios participantes. Eles abordaram temas como escrita autobiográfica, criação ficcional, memória literária, construção de personagens, gênero epistolar e relações entre corpo e leitura. As atividades integraram diferentes públicos, em espaços diversos da instituição.

O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro. 

Serviço

O corpo que lê – Leitura performática por Sara Albuquerque

  • Quando: Sexta-feira (12/12), às 19h
  • Onde: Sala Cecy Frank, 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
  • Atividade gratuita, sem inscrições prévias

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.