Agora no Tempo

RS pode ter chuvas de até 120 mm e rajadas acima de 100 km/h, alerta Defesa Civil

Terça e quarta concentram os maiores volumes e a ventania. Sul, Costa Doce e litorais estão na área de risco para vento forte. Mar fica agitado.

Equipes da Prefeitura removem árvore caída em Porto Alegre. Rodger Timm / PMPA
Equipes da Prefeitura removem árvore caída em Porto Alegre. Rodger Timm / PMPA

O Rio Grande do Sul vai entrar em uma sequência de dias de tempo severo por causa da atuação de um ciclone extratropical. Entre terça-feira (9) e quarta-feira (10), a previsão indica chuva forte a volumosa e rajadas intensas de vento, com chance de temporais isolados e granizo em parte do Estado.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta vermelho de tempestade para esta segunda-feira (8). A advertência aponta grande perigo, com indicação de chuva acima de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. As áreas em alerta são Fronteira Oeste, Noroeste, Norte, região Central, região da Campanha, região do Vale do Rio Pardo, do Vale do Taquari e parte da Serra gaúcha.

Em simultâneo, o instituto publicou um alerta amarelo de tempestade – ou seja, de perigo potencial – para todas as regiões gaúchas.

Também há alerta laranja de ventos costeiros (perigo) para toda a costa do RS. A advertência entre em vigor à meia-noite e vale do Chuí a Torres, incluindo o entorno da Lagoa dos Patos, com risco de intensificação do vento na orla.

Chuva forte no RS e vento ganham força à noite

A terça deve concentrar os maiores acumulados de precipitação no Estado, com chuva atingindo praticamente todas as regiões.

Os volumes podem chegar a 120 milímetros em 24 horas no Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte. Nas demais áreas, os acumulados podem alcançar até 100 milímetros no dia.

A partir da noite, a ventania se intensifica no Sul, na Costa Doce e nos litorais Sul e Médio, com rajadas estimadas entre 80 e 100 km/h. Também há risco de granizo e rajadas fortes em temporais isolados no Norte, Nordeste, Vales e Serra.

O mar tende a ficar agitado, com piora nas condições de navegação e risco de ressaca.

Na quarta, ciclone provoca ventania

Na quarta, o ciclone avança em direção ao oceano, mas o RS segue sob influência direta do sistema, especialmente pela ventania.

As rajadas podem alcançar 90 a 110 km/h no Sul, litorais Sul e Médio e em partes da Costa Doce. Em áreas da região metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e encosta da Serra, os ventos ficam entre 80 e 100 km/h.

A chuva com trovoadas segue mais intensa no Sul, Costa Doce e Litoral Norte, com acumulados entre 60 e 100 milímetros no dia. Em outras áreas da metade Leste, a chuva tende a ser mais fraca a moderada, com volumes entre 30 e 50 milímetros.

O mar permanece agitado, com ressaca.

Vento perde força na quinta-feira

Na quinta, o ciclone se afasta gradualmente para alto-mar. Ainda assim, pode manter rajadas entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte, com tendência de enfraquecimento ao longo do dia.

O mar deve continuar com agitação e ressaca. A instabilidade pode persistir em pontos do estado, mas com menor risco de transtornos ligados ao volume de chuva.

Atenção para elevações rápidas e enxurradas em arroios

Com acumulados diários que podem chegar a 100 milímetros, a Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e elevações bruscas em arroios e pequenos rios, além de impactos localizados em áreas urbanas.

Em rios maiores, a tendência é de elevação, mas sem indicação de ultrapassar limiares típicos de inundação nas estações monitoradas.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.