VALE DO TAQUARI

Primeira rampa de escape do RS evita dois acidentes na ERS-129

Dois caminhões acessaram o dispositivo no km 88 após problemas nos freios. Obra ainda precisa de pintura e sinalização.

Crédito: EGR / Divulgação
Crédito: EGR / Divulgação

A rampa de escape do km 88 da ERS-129, entre Muçum e Vespasiano Corrêa, foi utilizada pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (3) por dois caminhões que apresentaram sinais de falha nos freios durante a descida. Em ambos os casos, não houve registro de feridos.

Conforme a Secretaria de Logística e Transportes, os motoristas acessaram o dispositivo ao perceberem que o sistema de frenagem não respondia como esperado. A estrutura conteve os veículos sem vítimas.

A obra está em etapa final e ainda não está pronta para operação plena. De acordo com a Secretaria de Transportes, a caixa de brita já foi finalizada, assim como 50 metros de pavimentação nas extremidades, o muro de anteparo e a instalação de tonéis com água para contenção final. No entanto, ainda faltam a pintura e a sinalização.

O equipamento tem 700 metros de extensão no sentido Vespasiano Corrêa–Muçum e recebeu investimento estimado em R$ 770 mil. A previsão é que a estrutura passe a operar plenamente ainda em dezembro.

A rampa foi projetada para veículos pesados e utiliza uma faixa lateral com material de alta resistência para reduzir a velocidade de forma gradual e permitir a imobilização segura.