MISTÉRIO NA BIBLIOTECA

Biblioteca Pública do Estado recebe intervenção teatral imersiva

Trama é inspirada em acontecimentos da Revolução Federalista; apresentação gratuita ocorre em 9 de dezembro

A apresentação é conduzida por estudantes do curso de Bacharelado em Teatro da UFRGS e utiliza a Biblioteca como cenário vivo - Foto: Jean Bond Vanin Divulgação / BPE
A apresentação é conduzida por estudantes do curso de Bacharelado em Teatro da UFRGS e utiliza a Biblioteca como cenário vivo - Foto: Jean Bond Vanin Divulgação / BPE

A BPE (Biblioteca Pública do Estado) recebe a intervenção teatral “Mistério na Biblioteca”. A experiência cênica imersiva convida o público a circular pelos ambientes da instituição acompanhando os atores enquanto a narrativa se desenrola.

A apresentação é gratuita e ocorre na próxima terça-feira (9), às 18h, com duração aproximada de 50 minutos. A capacidade máxima é de 40 pessoas, por ordem de chegada. 

Revolução Federalista

A obra é uma ficção livremente inspirada em acontecimentos e personagens da Revolução Federalista. O conflito marcou a história política do Rio Grande do Sul no final do século XIX.

O enredo propõe o cruzamento de dois planos narrativos. No presente os descendentes de Gumercindo Saraiva e Júlio de Castilhos se encontram durante uma visita guiada à Biblioteca Pública. Já no passado, personagens históricos e ficcionais se revelam por meio de relatos, memórias e recriações cênicas. 

Ao longo da intervenção, as duas camadas temporais se conectam, na busca dos personagens pela cabeça de Gumercindo Saraiva, elemento simbólico que impulsiona a trama e conduz o público pelos diferentes espaços do prédio histórico. 

A proposta de encenação utiliza a própria Biblioteca como cenário vivo, envolvendo o público no percurso dramatúrgico. Durante o espetáculo, os espectadores caminham por salas, escadas e áreas internas da instituição, onde encontros, tensões e revelações compõem o mosaico histórico-ficcional.

Sobre “Mistério na Biblioteca”

A apresentação integra as atividades de extensão curricular da disciplina Laboratório de Práticas Teatrais, integrante do curso de Bacharelado em Teatro, do DAD (Departamento de Arte Dramática) do Instituto de Artes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O projeto tem como objetivo compartilhar com a comunidade o processo criativo e a produção artística desenvolvida por estudantes do curso. 

O texto é assinado por Matheus Carvalho Vitória e a coordenação geral é da professora Ana Cecília (Ciça) Reckziegel. O elenco é composto pelos estudantes Arthur Pinheiro Pires, Fernanda Beatriz Fiuza Silveira, Fernanda Luft Bavaresco, Giovana de Souza Sanhudo Morais, Isabela Dehnhardt Becker, Kaian Cardoso Bibiano, Lucas de Oliveira Leal, Matheus Carvalho Vitória, Nathaly Lima Lestriz, Victória Carnelli Zanin, Vinicius da Silva Gomes e Vinicius Silva Contessa.

Bacharelado em Teatro da UFRGS

O curso, criado em 30 de dezembro de 1957, é o segundo mais antigo de formação superior em teatro do Brasil. Apresenta três habilitações: Direção Teatral, Interpretação Teatral e Escrita Dramatúrgica. Além do Bacharelado, o DAD também oferece a Licenciatura em Teatro e o PPGAC (Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas), criado em 2007.

O Bacharelado, por oferecer formação de nível superior voltada para atores, diretores e dramaturgos, contempla também outras atividades correlatas, como a indumentária cênica, a iluminação e a cenografia. Ao longo dos anos, os profissionais formados pela UFRGS têm tido participação como dramaturgos, atores, diretores, produtores, iluminadores, cenógrafos, figurinistas e gestores no campo das artes cênicas, não apenas em Porto Alegre, mas em todo o Estado e no País.

Apoio e realização

O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master da Shell, planejamento e gestão de Cida Cultural, apoio de Grupo Imobi, TVE, FM Cultura e IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, BPE, Sedac, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

Intervenção teatral “Mistério na Biblioteca”

  • Quando: Terça-feira (9/12), às 18h
  • Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)
  • Classificação indicativa: 12 anos
  • Entrada gratuita. 40 vagas, por ordem de chegada