PARCERIA COMERCIAL

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros

Medida ocorre após conversa entre Trump e Lula e beneficia itens como café, frutas tropicais, cacau e carne bovina.

Crédito: The White House
Crédito: The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de produtos agrícolas brasileiros. A medida alcança itens como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

A decisão foi formalizada por meio de ordem executiva publicada pela Casa Branca. No documento, Trump afirma que a mudança ocorre após uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. As tratativas seguem em andamento.

De acordo com a publicação, a revisão tarifária também levou em conta análises e recomendações de autoridades envolvidas no acompanhamento das condições relacionadas ao estado de emergência declarado no mesmo decreto. A orientação apresentada a Trump indicou que “certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional”, considerando avanços iniciais nas negociações bilaterais.

A Casa Branca divulgou ainda um anexo listando todos os produtos que deixam de ser tributados pela taxa extra de 40%. Trump afirmou que as alterações são “necessárias e apropriadas para lidar com a emergência nacional declarada no Decreto Executivo 14.323”.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.