
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Rosa Branca para investigar a produção de deepnudes de parlamentares federais e publicações com apologia ao nazismo e conteúdo racista. A ação ocorreu em Lajeado, no Vale do Taquari, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca pessoal, expedidos pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul.
O inquérito teve início após procedimento da Polícia Legislativa do Senado Federal que identificou postagens indevidas em redes sociais. A investigação aponta que os responsáveis utilizavam inteligência artificial para gerar imagens manipuladas do tipo deepnude, nas quais parlamentares eram retratadas sem roupa. As fotos eram divulgadas como se fossem reais, configurando exposição indevida da intimidade.
Conforme a PF, os investigados também mantinham perfis com simbologias associadas ao nazismo, referências à suposta “superioridade racial” e publicações de cunho racista. Os alvos são jovens na faixa de 25 anos, moradores da região, sem antecedentes criminais. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
Os investigados podem responder por crimes de preconceito de raça ou cor e exposição indevida da intimidade sexual.
O caso ocorre no mesmo ano em que o Congresso aprovou projeto que prevê pena de dois a seis anos para a produção ou divulgação de conteúdos falsos de nudez gerados por inteligência artificial, com aumento de pena quando a vítima for mulher, criança, idoso ou pessoa com deficiência.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.