Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

TEMPORAL NO RS

Municípios registram destelhamentos e quedas de árvores após ciclone no RS

Defesa Civil confirmou ocorrências em pelo menos 10 municípios atingidos por ventos e chuva

Crédito: Prefeitura de Cidreira / Divulgação
Crédito: Prefeitura de Cidreira / Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até a manhã deste sábado (8), ao menos dez municípios afetados pelo ciclone extratropical. As notificações envolvem quedas de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica em diferentes regiões.

O maior acumulado de chuva em 24 horas foi registrado em Ilópolis, com 177,8 mm, seguido por Anta Gorda (156,6 mm) e Dois Lajeados (144 mm). Também se destacaram os volumes em Arvorezinha (141,4 mm), Morrinhos do Sul (138,8 mm) e Nova Roma do Sul (130,9 mm).

Esses volumes expressivos causaram alagamentos e comprometeram estradas vicinais, principalmente nas regiões altas do Vale do Taquari e Serra Gaúcha.

Em Anta Gorda, no Vale do Taquari, a passagem que dá acesso a uma localidade rural ficou submersa na tarde de ontem (7). Já em Bom Retiro do Sul, uma árvore caiu sobre a RST-128, interditando parcialmente a via.

Ventos se aproximaram dos 100 km/h

A cidade de Planalto, no Norte do RS, registrou a rajada de vento mais intensa: 95,0 km/h. Outras localidades também enfrentaram ventos acima dos 70 km/h, como Canguçu (86,4 km/h), Passo Fundo (79,6 km/h), Tramandaí (79,2 km/h) e Porto Alegre, que chegou a 77,4 km/h.

No Litoral Norte, o município de Cidreira registrou o destelhamento parcial de um ginásio, diversas casas destelhadas, quedas de postes e interrupções de energia. Em Erechim, no Norte gaúcho, houve queda de árvores e danos em telhados residenciais no começo da noite de sexta-feira.

Outras cidades afetadas foram:

  • Frederico Westphalen: destelhamento de um pavilhão industrial e um depósito de madeireira;
  • Guarani das Missões: queda de árvores na área urbana;
  • Porto Mauá: galpão rural parcialmente destelhado;
  • Putinga: árvores derrubadas pelas rajadas de vento;
  • Relvado: rompimento da rede elétrica no início da tarde;
  • Três Passos: residência parcialmente destelhada.

As equipes seguem em monitoramento das áreas mais afetadas. Em caso de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Brigada Militar pelo 190.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.