
Um tornado de categoria EF3 provocou a destruição de 90% do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, durante a tarde de sexta-feira (7). Conforme balanço atualizado neste sábado (8), ao menos seis pessoas morreram e cerca de 4 mil estão desalojadas. O fenômeno foi provocado por uma tempestade com ventos que, segundo a Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), ultrapassaram 250 km/h.
As vítimas fatais são cinco moradores de Rio Bonito do Iguaçu — entre eles uma adolescente de 14 anos — e um homem de 53 anos em Guarapuava.
O número de desaparecidos ainda está sendo apurado pelas autoridades. Há suspeita de que novas vítimas estejam sob escombros de imóveis danificados.
De acordo com o governo estadual, o fenômeno deixou ao menos 437 feridos, sendo nove em estado grave. Mais de 60 pessoas precisaram ser transferidas para hospitais em cidades da região, principalmente em Laranjeiras do Sul.
A tempestade destelhou casas, danificou imóveis e derrubou postes de energia. Um hospital de campanha foi montado em Rio Bonito do Iguaçu para atender os moradores.
Governo decreta calamidade

O governador Ratinho Júnior decretou estado de calamidade pública no município. De acordo com o governo do Paraná, 53 bombeiros atuam nas buscas e resgates, com apoio de helicópteros, cães farejadores e equipes de salvamento. O Comando de Missões Especiais também foi mobilizado para garantir o acesso às áreas mais atingidas.
“Há muitas estruturas colapsadas e a possibilidade de mais vítimas é grande”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do estado, Fernando Schunig.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, informou que parte das rodovias que dão acesso à cidade precisaram ser desobstruídas para que as equipes conseguissem chegar até os locais atingidos. Aeronaves estão sendo usadas no transporte de feridos.
Socorro federal

Durante a madrugada deste sábado, o governo federal anunciou o envio de ajuda humanitária para apoiar a reconstrução das áreas atingidas. Equipes de suporte também foram deslocadas para o atendimento de feridos.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, foram mobilizadas ambulâncias do Samu, bolsas de sangue e reforço médico para hospitais da região. Ele informou que muitos pacientes chegaram sem identificação e alertou para a necessidade de os familiares atualizarem os dados de deslocamento.
A estimativa da Defesa Civil é de que até 10 mil pessoas tenham sido afetadas direta ou indiretamente pelo tornado.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.