
O Rio Grande do Sul participa, no sábado (8) do Dia D de Mobilização Nacional de Combate à Dengue. O objetivo do Ministério da Saúde é engajar gestores de saúde e a população em geral em ações de prevenção e controle da doença, promovendo a conscientização sobre os riscos da doença e estimulando atitudes que eliminem criadouros do mosquito.
“Os municípios devem promover ações de mutirões de limpeza e a Secretaria da Saúde está articulando com as prefeituras para intensificar esse movimento”, disse o governador Eduardo Leite.
Prevenção
A recomendação do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), da SES, é que as ações de limpeza e a eliminação de criadouros ocorram não apenas no Dia D, mas também nas semanas subsequentes, de forma contínua e articulada.
O Cevs também orienta que as ações priorizem a comunicação ativa com a população, reforçando mensagens de prevenção e engajamento social no combate ao mosquito. O Rio Grande do Sul registra 51 óbitos e 41.922 casos confirmados de dengue em 2025. Os dados completos estão disponíveis no Painel de Casos Dengue RS.
Ação federal
O Governo do Brasil lançou na segunda-feira (3) a campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”. O Ministério da Saúde vai investir mais R$ 183,5 milhões para ampliar o uso de novas tecnologias de controle vetorial no país e apresentou uma atualização do cenário epidemiológico.
Não obstante, mesmo com redução de 75% nos casos de dengue em 2025, em comparação com 2024, a pasta reforça que o combate ao Aedes aegypti deve continuar em todo o país.
O Brasil registra atualmente 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, uma redução de 75% em comparação com o mesmo período de 2024. A maior concentração de casos é observada em São Paulo, que concentra 55% das ocorrências, seguido de Minas Gerais (9,8%), Paraná (6,6%), Goiás (5,9%) e Rio Grande do Sul (5,2%). Por fim, em relação aos óbitos, que neste ano somam 1,6 mil, houve redução de 72% em comparação a 2024.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.