COBERTOR CURTO

Falta de escada Magirus em Porto Alegre obriga envio de equipamento de Caxias do Sul

Equipamento da Capital estava em manutenção. Estrutura da Serra foi acionada para conter as chamas na Praça XV

Crédito: CBMRS/ Divulgação
Crédito: CBMRS/ Divulgação
Corsan Aegea — campanha 300x280

O CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) deslocou uma escada Magirus de Caxias do Sul para combater o incêndio de grandes proporções registrado na Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre. A escada mecânica deste tipo é capaz de alcançar um prédio com até 18 andares, ou 42,2 metros na posição de combate.

De acordo com a corporação, a estrutura da Capital estava fora de operação por “manutenção preventiva”. Sem o equipamento no momento da ocorrência, o socorro ocorreu, inicialmente, com reforço no efetivo. A Magirus de Caxias do Sul chegou horas depois do início do combate ao incêndio.

O Rio Grande do Sul apenas duas escadas do tipo autoescada mecânica, ambas adquiridas em 2022 ao custo de R$ 16 milhões. Os equipamentos, conhecidos pelo nome da principal fabricante, a alemã Magirus-Deutz, ficam posicionados cada um nas duas maiores cidades do Estado.

Os equipamentos substituíram uma autoescada comprada em 1957, na gestão do governador Ildo Meneghetti (1955-1959).

Incêndio mobilizou 11 unidades e mais de 30 bombeiros

O incêndio começou por volta das 14h45, atingindo dois casarões e um prédio comercial, próximo à Praça XV de Novembro, em uma das áreas mais movimentadas da Capital. Conforme o CBMRS, 11 unidades e mais de 30 agentes atuaram na ocorrência.

Os primeiros focos de chamas surgiram no segundo pavimento de um comércio instalado em casarões antigos. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu também algumas salas do Edifício Phoenix, ao lado. Todos os imóveis foram evacuados.

Não houve feridos por causa do fogo. Cerca de 20 pessoas foram atendidas no local. E apenas três pessoas necessitaram de atendimento médico por inalação de fumaça. Outros pacientes apresentaram sintomas leves e foram liberados após atendimento.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.