CINEMA

FRAPA 2025 abre com "O Agente Secreto" e debate com Kleber Mendonça Filho

Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega à 13ª edição com exibições, oficinas e encontros sobre cinema brasileiro

Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

A segunda-feira (3) teve oficinas, discussões e reflexões sobre a produção audiovisual com a abertura do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre). O evento, que segue até o sexta-feira (7), está na sua 13ª edição e reúne centenas de roteiristas de todo o País e até convidados internacionais.

A convite do Dropzando, nossa equipe esteve presente, cobrindo evento, que iniciou com a grande pré-estreia do Cinema Nacional: “O Agente Secreto”. A CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana) e a Cinemateca Capitólio receberam essa grande exibição aberta ao público. Os eventos contaram com a participação do diretor Kleber Mendonça Filho e elenco. A equipe fez a abertura no Capitólio e um encerramento seguido de um debate na CCMQ.

A crítica sai nessa quinta no dia de lançamento oficial do longa. Então não vou me atentar em falar sobre o filme aqui. Mas posso afirmar, o Cinema Nacional está mais vivo que nunca e muito bem representado.

E você sabe que o longa é esperado quando tem fila de espera para conseguir os ingressos. Como as exibições em ambos os locais eram abertas ao público, ninguém queria ficar de fora. Depois de algumas horas na fila, consegui meu ingresso e me preparei para assistir.

E que privilégio poder acompanhar um pouco de como foi construído “O Agente Secreto”. (Seria pedir muito que seja lançado em mídia física?) Como é interessante poder ouvir do diretor como ele pensou e executou a sua história. E como ele percebeu o que era necessário fazer durante a montagem para montar a narrativa. É como se o filme “falasse” com ele o que precisava.

Um dos destaques do filme é a riqueza nos detalhes para retratar o Brasil de 1977. Algo que me chamou atenção enquanto ele falava, o que me lembrou “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (1802-1885). É como ele quisesse trazer o Brasil da ditadura sem mostrar explicitamente isso em tela. O que me remeteu ao livro clássico, pois muitas pessoas acham que a obra é sobre a Revolução Francesa, mas não é. Em “O Agente Secreto”, nós acompanhamos as histórias e entendemos tudo o que está ocorrendo, mesmo sem precisar contar a realidade do País explicitamente.

Outro destaque da noite foi ouvir a queridíssima Alice Carvalho. Não vou entrar em detalhes sobre ela no filme. Você precisa assistir! Ela está maravilhosa. E ouvir seu depoimento de como foi participar do longa, visto que durante as gravações, simultaneamente ela estava trabalhando em uma novela, gravando 14 cenas por dia. Interessante pensar também, em como ela teve que pensar na forma como se expressar. Como o filme é do Brasil dos anos 1970, ela não poderia se expressar com a mentalidade de uma mulher de 2025.

Foi um bate papo incrível. E esse foi só o primeiro dia de evento. Continue nos acompanhando nas redes sociais do Dropzando para ficar por dentro do que está ocorrendo no evento.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.