Trens irão operar normalmente nesta terça-feira após "paralisação injustificada"

Hoje, mais de 100 mil passageiros foram afetados na segunda paralisação da categoria em menos de 15 dias.

A circulação de trens, prejudicada pela paralisação dos metroviários, deve ser retomada em sua normalidade nesta terça-feira (2). Hoje, mais de 100 mil passageiros foram afetados na segunda paralisação da categoria em menos de 15 dias.
Os servidores querem a contratação de profissionais para as bilheterias e para a segurança, além de pedirem a reposição salarial de acordo com a inflação medida pelo IPCA. Segundo o Sindimetrô (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas do RS), o quadro de funcionários caiu de 1.200 para 1.050, enquanto o número de estações subiu de 17 para 23.
A categoria volta a se reunir em assembleia geral no próximo dia 16. Até lá, não há previsão de novas paralisações. Mas o Sindimetrô diz que pode haver uma greve com paralisação total dos serviços ainda no mês de agosto se a Trensurb não negociar.
A direção da empresa  considera “absolutamente injustificada a convocação de paralisação”. Segundo a Trensurb, o prejuízo causado aos cofres da empresa ultrapassa os R$ 170 mil nesta segunda-feira.
A Trensurb diz fez todos os esforços para garantir avanços nas negociações e apresentou uma proposta final vantajosa à categoria e afirma que “alcançou o limite máximo autorizado” pelo governo federal.