Porto Alegre registrou uma série de infrações por excesso de velocidade em Porto Alegre entre os dias 6 e 12 de outubro. Um dos flagrantes mais graves ocorreu na avenida Salvador França, onde um carro trafegava a 125 km/h — mais que o dobro da velocidade permitida no local.
Ao todo, a Operação Radar fiscalizou 29.245 veículos com radares móveis instalados em diferentes vias da Capital. A ação resultou em 71 operações de fiscalização, das quais 12 flagraram motoristas trafegando a mais de 100 km/h. Todos os casos acabaram enquadrados como infração gravíssima, conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A maior velocidade flagrada foi na avenida Salvador França, onde um veículo foi registrado a 125 km/h — mais que o dobro do limite de 60 km/h. Outro condutor na mesma via trafegava a 110 km/h.
Na avenida Edvaldo Pereira Paiva, um carro foi captado a 118 km/h. Já na avenida Ipiranga, dois motociclistas passaram a 106 km/h e um automóvel a 114 km/h. Outra moto, na avenida Dante Ângelo Pilla, foi registrada a 105 km/h.
Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), os condutores flagrados acima de 50% do limite da via terão a CNH suspensa. O processo administrativo já foi iniciado em parceria com o Detran-RS. A autuação também prevê multa de R$ 880,41 por infração gravíssima.
A autarquia destaca que o uso dos radares móveis contribui para inibir condutas de risco e ampliar a segurança viária na cidade. Todos os trechos monitorados fazem parte de regiões com histórico de excesso de velocidade ou acidentes com vítimas.