Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

PROTEÇÃO INTEGRAL

Polícia Civil prende dois como parte de operação nacional contra abuso infantojuvenil na internet

Operação Nacional Proteção Integral III foi coordenada pela Polícia Federal e deflagrada simultaneamente em todos os estados do país

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil do RS participou, nesta quarta-feira (8), da Operação Nacional Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal e deflagrada simultaneamente em todos os estados do país. A ação teve como objetivo identificar e prender autores de crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet.

No Rio Grande do Sul, a DECA (Divisão Especial da Criança e do Adolescente), vinculada ao DPGV (Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis), conduziu a operação, sob a coordenação do Delegado de Polícia Raul Vier, Diretor da Divisão.

Vale dos Sinos

Em Novo Hamburgo, policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão que resultou na prisão em flagrante de um homem de 40 anos. As autoridades o autuaram pelo crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Peritos Criminais do IGP realizaram a análise preliminar dos dispositivos eletrônicos apreendidos, possibilitando a comprovação imediata da materialidade delitiva. A polícia encaminhou o preso à DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) de Novo Hamburgo para formalização do flagrante e, posteriormente, ao sistema prisional.

A ofensiva ocorreu a partir da ação de policiais civis da DECA, com apoio de policiais lotados no DPGV e na Deam de Novo Hamburgo.

Serra

Em Caxias do Sul, policiais da DECA e da DPCA (Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Caxias do Sul cumpriram mandado de busca e apreensão. A ação resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos relacionados ao mesmo tipo de crime previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Ainda no âmbito da operação, a DPCA de Caxias do Sul concluiu investigação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo residente no Distrito Federal, em ação conjunta com a PCDF. A investigação, conduzida sob a coordenação da Delegada de Polícia Aline Martinelli, revelou que o suspeito compartilhava e produzia conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes.

A ação contou com a integração de Delegacias de Polícia da Região Metropolitana e do Interior, do IGP (Instituto-Geral de Perícias) e da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal). No total, foram cumpridos três mandados judiciais, resultando em duas prisões em flagrante e na apreensão de diversos dispositivos eletrônicos.

Operação Proteção Integral III

A Operação Proteção Integral III reforça a integração entre as forças de segurança federais e estaduais na proteção da infância e da juventude. Em todo o país, a ação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados. A ofensiva resultou, até o momento, em 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e duas vítimas resgatadas.

O Diretor da DECA, Delegado Raul Vier, destacou que a participação da Polícia Civil gaúcha reflete o compromisso permanente da Instituição com o enfrentamento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

“A atuação integrada com a Polícia Federal, as Delegacias de Polícia do Interior, o Instituto-Geral de Perícias e as forças policiais de outras unidades da federação é fundamental para enfrentarmos com eficiência esse tipo de crime, que muitas vezes ultrapassa fronteiras”, salientou Vier.

Denuncie

A Polícia Civil reforça a importância da prevenção e do encaminhamento de denúncias de qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. As comunicações podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:

  • Disque 100 (nacional)
  • Disque 181 (Secretaria da Segurança Pública/RS)
  • WhatsApp (51) 98444-0606 (Polícia Civil)
  • Delegacias de Polícia de todo o Estado
  • Delegacia Online

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.