TRAGÉDIA NO PANTANAL

Arquiteto chinês e cineastas brasileiros morrem em queda de avião em MS

Aeronave caiu na zona rural de Aquidauana e explodiu após atingir o solo, de acordo com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

Crédito: Polícia Civil do MS / Divulgação
Crédito: Polícia Civil do MS / Divulgação
Corsan Aegea — campanha 300x280

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O caso ocorreu noite de terça-feira (23). Entre as vítimas está Kongjian Yu, arquiteto chinês reconhecido mundialmente por seus projetos urbanísticos inovadores.

A aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, local turístico conhecido e que serviu de cenário para a novela “Pantanal”, da TV Globo. O avião explodiu ao atingir o solo, conforme informou a Polícia Civil. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Os corpos ficaram carbonizados. O avião era um modelo Cessna, de pequeno porte.

As vítimas foram identificadas como:

  • Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave;
  • Kongjian Yu, arquiteto e professor da Universidade de Pequim (China);
  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta;
  • Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.

Arquiteto era referência mundial

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e diretor da Turenscape, um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo. Doutor pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, era consultor do governo chinês e criador do conceito das “cidades-esponja”, que utilizam soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e reter águas urbanas.

Ele esteve recentemente na Bienal de Arquitetura de São Paulo e viajou ao Pantanal para conhecer a região e participar das gravações de um documentário. Seus projetos estão presentes em mais de 70 cidades e contribuíram para que áreas urbanas se tornassem mais resilientes às mudanças climáticas, segundo a revista Fapesp.

Luiz Ferraz: trajetória no documentário

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era cineasta e fundador da Olé Produções, produtora de São Paulo. Especializado em documentários e obras de não-ficção, dirigiu a série “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicada ao Emmy Internacional. O trabalho, produzido para a Warner Bros. Discovery/HBO em parceria com a Pacha Films, abordava o acidente aéreo com o time da Chapecoense, em 2016.

Ferraz também dirigiu a série “To Win or To Win”, sobre o clube Al Nassr, maior audiência da plataforma MBC/Shahid, e o documentário “Paisagem Concreta”, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais no Brasil e no exterior. Foi responsável ainda pela série “Algo no Espaço”, sobre artistas brasileiros contemporâneos.

Rubens Crispim Jr.: arte e audiovisual

Rubens Crispim Jr., também natural de São Paulo, era formado em Artes Plásticas pela ECA-USP e atuava como diretor de fotografia e documentarista. Fundador da produtora Poseídos, acumulava quase duas décadas de experiência no mercado audiovisual, com trabalhos em canais como Discovery Channel, Arte1, TV Cultura e Canal Brasil.

Rubens dirigiu e fotografou o documentário “Segue o Baile Bixiga 70”, exibido no IN-Edit Brasil e no Mimo Festival. Desde 2019, coordenava o setor audiovisual da Amigos da Arte, organização responsável por ações culturais no estado de São Paulo. Também era o responsável pelas produções documentais das exposições da Pinacoteca de São Paulo desde 2021.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.