
O avanço de um sistema de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria, mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul ao longo deste fim de semana. A previsão indica chuva em praticamente todas as regiões gaúchas, com acumulados expressivos em algumas áreas e risco de temporais isolados.
É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 38/2025. O documento é produzido pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com Emater/RS-Ascar e Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Neste sábado (20), a baixa pressão se intensifica entre a costa da Argentina e Uruguai. As instabilidades ganham força, avançam em direção ao RS e provocam pancadas de chuva fraca a moderada.
Há possibilidade de eventos meteorológicos fortes em pontos isolados, especialmente nas regiões Centro, Sul, Campanha e Costa Doce. Nessas áreas, há risco de rajadas de vento de até 90 km/h, trovoadas e eventual queda de granizo.
Na Metade Norte, a chuva deve ser mais fraca e pontual, mas não se descarta a ocorrência de episódios localizados de maior intensidade.
Domingo será o dia mais crítico da instabilidade
No domingo (21), a frente fria avança com maior intensidade e favorece chuvas mais volumosas em todo o território gaúcho. Com destaque para as regiões Noroeste, Missões, Centro, Serra e Norte, onde os volumes podem passar de 60 mm/dia.
A condição é de alerta para temporais com vento forte e granizo, além do risco de alagamentos e cheias em arroios e córregos urbanos, de acordo com o boletim.
A Defesa Civil mantém orientação de atenção redobrada para áreas vulneráveis, especialmente em cidades com histórico de problemas relacionados a enxurradas.
Tendência para a próxima semana: tempo firme e queda nas temperaturas
A partir de segunda-feira (22), o sistema começa a perder força e o tempo tende a estabilizar gradualmente. A previsão é de chuva fraca a moderada nas regiões Norte, Nordeste e Serra, enquanto nas demais áreas o tempo já fica firme ao longo do dia.
Na terça (23) e quarta-feira (24), no entanto, o tempo volta a ficar seco em praticamente todo o Estado, com queda nas temperaturas e sensação de frio, especialmente no amanhecer.
Acumulados previstos até o início da próxima semana
- Regiões Centro, Sul, Campanha e Serra: entre 50 e 100 mm
- Região Norte e Noroeste: até 90 mm em pontos isolados
- Litoral Norte: entre 30 e 50 mm
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- boletim meteorológico
- Tempo no RS
- Temporal
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
