PALAVRA E IMAGEM

Instituto Estadual do Livro promove a exposição "Orixás – Pintura e Poesia"

Mostra apresenta pinturas de Pedro Homero e poemas de Oliveira Silveira que retratam as divindades afro-gaúchas

Colaboração das pinturas de Pedro Homero e poesias de Oliveira Silveira compõe a mostra na sede do IEL - Foto: Divulgação / IEL
Colaboração das pinturas de Pedro Homero e poesias de Oliveira Silveira compõe a mostra na sede do IEL - Foto: Divulgação / IEL
Corsan Aegea — campanha 300x280

O IEL* (Instituto Estadual do Livro) promove a exposição “Orixás – Pintura e Poesia”. A mostra reúne 11 pinturas do artista Pedro Homero e reproduções de 12 poemas de Oliveira Silveira, que retratam os orixás do batuque no Rio Grande do Sul. 

A cerimônia de abertura ocorre na próxima quarta-feira (17), às 19h, na sede do IEL. O evento contará com uma apresentação musical de Ogan Thiago, intitulada “Um canto ancestral de Oxalá ao poeta”. A exposição segue até o dia 24 de outubro, com entrada gratuita.

O diretor do Instituto, Silvio Bento, destaca a relevância de dar visibilidade à produção poética de Oliveira Silveira, com este recorte específico dedicado aos Orixás.

“São poesias carregadas de elementos do sincretismo de matriz africana e de simbolismo histórico, complementadas pelas pinturas de outro grande artista negro gaúcho, que foi Pedro Homero. Ele, igualmente, necessita ser reconhecido pela trajetória de multiartista”, enfatiza.

A exposição é inspirada no livro de mesmo nome, publicado em 1995 e que também conta com a colaboração de Silveira e Homero. 

Sobre Oliveira Silveira

Oliveira Silveira (1941 – 2009) foi professor, escritor, ativista do movimento negro e um dos fundadores do Grupo Palmares. Também foi um dos idealizadores da campanha pelo reconhecimento do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Além dos textos acadêmicos e jornalísticos ligados a seu ativismo, escreveu e traduziu poesia.

Sobre Pedro Homero

Pedro Homero (1936 – 2005) foi artista plástico, cantor, compositor, pesquisador e ativista do movimento negro. Em sua obra pictórica, retratava aspectos da ancestralidade africana. Em 1995, sua colaboração com Oliveira Silveira resultou na obra “Orixás – Pintura e Poesia”, mesclando artes plásticas e poemas em homenagem às divindades das religiões de matriz africana na forma em que são cultuadas dentro do batuque do Rio Grande do Sul.

Serviço

Exposição “Orixás – Pintura e Poesia”

  • Abertura: Quarta-feira (17/9), às 19h
  • Visitação: Até 24/10, entre 9h e 17h
  • Onde: Instituto Estadual do Livro (IEL) – Rua André Puente, 318, Porto Alegre/RS
  • Entrada Gratuita

*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.