
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou, nesta sexta-feira (29), a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 no mês de setembro. A decisão significa que os consumidores pagarão um adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) utilizados.
De acordo com a agência, os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis abaixo da média. Em razão disso, há necessidade de maior uso de usinas termelétricas, que têm custo elevado de geração, o que justifica a manutenção da cobrança adicional.
O que são as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela ANEEL para indicar, mês a mês, os custos da geração de energia no Brasil. O mecanismo mostra aos consumidores se a energia está barata, em condição intermediária ou cara.
Com essa informação, a população pode adotar medidas para economizar energia e reduzir o valor da conta de luz. Antes da criação das bandeiras, o repasse dos custos ocorria apenas nos reajustes tarifários anuais, sem sinal imediato para o consumidor.
Impacto no consumo
De acordo com a ANEEL, o uso consciente da energia elétrica é fundamental para aliviar o orçamento familiar e contribuir com a preservação dos recursos naturais. A economia no consumo também ajuda a reduzir a necessidade de acionamento de termelétricas, que impactam diretamente nos custos do setor.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.