CULTURA

BPE + Música de agosto apresenta show gratuito de Dazluz

Show é gratuito e aberto ao público

Dazluz - Foto: Yasmin SIlva/Divulgação BPE
Dazluz - Foto: Yasmin SIlva/Divulgação BPE

A BPE (Biblioteca Pública do Estado) realiza mais uma edição do projeto BPE + Música nesta quinta-feira (21), às 19h, no Salão Mourisco. Com curadoria do jornalista, escritor e crítico musical Juarez Fonseca, o evento traz ao palco o artista multifacetado Kevin Brezolin, conhecido como Dazluz, em um show gratuito e aberto ao público.

Natural de Caxias do Sul, Dazluz é músico, compositor, produtor musical, VJ, diretor e iluminador cênico. Fundador do selo Tal & Tal Records, o artista tem uma carreira marcada pela inovação e por uma sonoridade que transita entre gêneros e tecnologias. No show Strobos & Blackouts apresenta músicas autorais que exploram elementos do rock dos anos 90, punk, jazz, hip hop, MPB e música eletrônica, em uma fusão potente de estilos e sensações.

Acompanhado por Gui Lopes na bateria e Thays Prado no baixo, o show também conta com os convidados especiais Ariele, Qex e Chico Algo para uma apresentação que propõe ao público uma experiência sonora e corporal intensa.

“O projeto Dazluz surge em 2014, quando eu tenho o primeiro contato com o software Ableton Live e começo a produzir músicas a partir da minha interação com o computador. Até então, eu compunha com instrumentos como violão e piano, mas nunca havia feito canções eletrônicas. Esse processo de compor a música inteira antes da letra mudou minha forma de criar. O show tem como tema a canção e como ela pode ser feita tanto a partir do universo eletrônico quanto do acústico, e de tudo que existe entre esses extremos. O público pode esperar uma música para dançar, para mexer o corpo, contemplar a existência e principalmente para se sentir vivo — mesmo que dançando até morrer.”, conclui o artista.

Dazluz também cita como influências artistas como Nine Inch Nails, Nirvana, Mutantes, Metá Metá, Mac Miller, Arthur Verocai e o Clube da Esquina, além do contraste entre humano e máquina, eletrônico e acústico, punk e jazz — forças opostas que se equilibram em sua sonoridade.

Sobre o artista

Além da música, Kevin Brezolin é reconhecido por sua atuação como iluminador cênico, com mais de 400 shows entre 2017 e 2025, para artistas como Duda Beat, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Lee Ranaldo, Letrux, Larissa Luz, Luedji Luna, Men I Trust, Perotá Chingo, Shame e Terno Rei. Também é iluminador da banda Jovem Dionísio e criador do projeto We Make Noise POA, que oferece formação em produção musical e discotecagem para mulheres e dissidências de gênero. Formado em Direção Teatral pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é diretor do espetáculo “Como sobreviver ao fim do mundo”, em cartaz há 10 anos e premiado com o Açorianos de Teatro (2014) na categoria Direção Revelação.

Desde maio deste ano, o BPE + Música vem promovendo artistas da nova geração musical do Rio Grande do Sul, com diferentes propostas e gêneros musicais de várias regiões do Estado, em um evento potente que vem emocionando o público.

Apoio

A BPE (Biblioteca Pública do Estado) é uma instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura). O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS. Patrocínio master Shell. Planejamento e gestão Cida Cultural. Apoio Grupo Imobi e IEM (Instituto Estadual de Música). Realização da Associação dos Amigos da BPE, Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

  • BPE + Música de agosto – Show “Strobos & Blackouts”, com Dazluz
    Quando: 
    Quinta-feira (21/8), às 19h
  • Onde: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Porto Alegre)
  • Entrada gratuita