SEGURANÇA ALIMENTAR

Força-tarefa apreende 2,3 toneladas de alimentos impróprios no Litoral Norte

Ações da força-tarefa interditaram três estabelecimentos por irregularidades sanitárias e falta de alvará.

Crédito: MP-RS / Divulgação
Crédito: MP-RS / Divulgação

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreenderam 2,3 toneladas de produtos impróprios para consumo. As fiscalizações ocorreram na quinta-feira (14), nos municípios de Tramandaí e Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Em Tramandaí, conforme o MP-RS, um mercado foi alvo da ação e teve 800 quilos de alimentos recolhidos.

Já em Imbé, a operação ocorreu em dois mercados e uma casa de produtos coloniais. Cerca de 1,5 tonelada de produtos acabaram apreendidos. Os agentes constataram a existência de mercadorias com validade remarcada, produtos vencidos há mais de três meses, além de itens mantidos fora dos padrões sanitários.

Três estabelecimentos tiveram interdição determinada pela força-tarefa. Um mercado teve o depósito e parte da padaria interditados. No entanto, o outro mercado e a casa de produtos coloniais foram interditados totalmente, por falta de alvará e péssimas condições de higiene.

Conforme o MP-RS, entre as irregularidades encontradas estão produtos com falta de procedência, vencidos e alguns com validades remarcadas. Houve identificação de problemas de temperatura e de conservação.

Entre os produtos apreendidos, estão carne, mel, aipim, queijo, cachaça, vinho e medicamentos, alguns vencidos há três meses, entre outros. Também foram apreendidas unidades de álcool com venda proibida em mercados.

A operação faz parte de um esforço coordenado para reforçar a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde pública no Rio Grande do Sul.