MOINHOS DE VENTO

Padaria é interditada por irregularidades sanitárias em Porto Alegre

Ação da Vigilância de Alimentos inutilizou mais de 600 kg de produtos e suspendeu atividades no local.

Fezes de roedores e outras irregularidades higiênico-sanitárias foram constatadas em vistoria. Crédito: DVS / SMS / PMPA
Fezes de roedores e outras irregularidades higiênico-sanitárias foram constatadas em vistoria. Crédito: DVS / SMS / PMPA

Uma padaria foi interdidata pela Vigilância Sanitária no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na segunda-feira (11). A ação ocorreu após denúncia registrada pelo telefone 156. De acordo com a queixa, havia fezes de ratos no local.

Durante a inspeção, os fiscais encontraram “condições insalubres” que representavam risco imediato à saúde pública. Eles identificaram a presença de fezes de roedores em áreas de produção e sanitários, o que confirmou a denúncia recebida pelo telefone 156.

No entanto, os agentes também encontraram baratas mortas em diferentes pontos do estabelecimento e frestas na estrutura que facilitavam a entrada de pragas e vetores.

Houve a apreensão e inutilização de produtos de origem animal sem comprovação de procedência, como mel, carnes, doce de leite e queijo. Também haviam alimentos vencidos ou sem informação de validade e equipamentos em mau estado de conservação e higiene.

Ao todo, mais de 600 quilos de alimentos foram enviados para descarte. A produção, manipulação e venda de alimentos permanecerão suspensas até que todas as irregularidades sejam sanadas e comprovadas pela empresa.

A Vigilância Sanitária não divulgou o nome do estabelecimento interditado. A não divulgação do nome do estabelecimento está amparada pela Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), que proíbe a exposição pública de pessoas físicas ou jurídicas investigadas antes da conclusão do processo ou sem decisão judicial que determine tal divulgação.

O órgão reforça que denúncias de irregularidades no comércio de alimentos podem ser feitas pelo telefone 156.