A Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre faz novos ajustes na oferta do transporte público a partir desta sexta-feira (8). Ao todo, as mudanças na tabela horária atinge 21 linhas.
Além disso, a pasta desativou três linhas com baixa procura ou sobreposição de itinerários. Outra linha, a 110 – Restinga Nova via Tristeza, suspensa temporariamente na semana anterior, retorna à operação normal aos sábados e domingos. Confira aqui.
Em seguida, na quarta-feira (13), outras quatro linhas terão ajustes nos horários. Essas alterações poderão passar por revisão ou ajuste, conforme a necessidade dos usuários. Com a medida, a secretaria direciona os veículos para horários e itinerários com maior procura.
“Apesar dos significativos investimentos realizados desde 2022 para oferecer um transporte público mais qualificado e confortável, neste ano a demanda de passageiros não acompanhou a projeção, na mesma proporção, do aumento da oferta de viagens, especialmente nos horários de menor movimento. Esse descompasso compromete a eficiência da operação e torna necessário os ajustes para a continuidade dos avanços”, alega o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Horários
Para consultar os ajustes na oferta, os usuários podem verificar as tabelas no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA, além de utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI. A localização dos ônibus também pode ser acompanhada em tempo real, com GPS em 100% da frota.
Linhas desativadas
A linha C1 – Circular Centro transporta, em média nos dias úteis, 11 passageiros por viagem, em 19 partidas diárias. Aos sábados, a média é de três passageiros por viagem, em 19 partidas diárias.
Já a C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento carrega, em dias úteis, três passageiros por viagem, com média de quatro passageiros aos sábados e dois aos domingos, operando com quatro horários diários. Aproximadamente 50% das viagens aos domingos transportam zero passageiros.
A linha A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite, que possui itinerário semelhante ao da linha A11, transporta, na média mensal, menos de um passageiro por viagem. Assim como a C5, aproximadamente 50% das viagens transportam zero passageiros.
Troca de operador
Outras cinco linhas de ônibus terão substituição temporária do operador, sem impacto para os passageiros. A única alteração será a cor dos veículos utilizados, em razão da identificação visual por bacia operacional. Esses mecanismos de compensação estão previstos contratualmente.