Porto Alegre recebe a partir de terça-feira (12) a segunda edição do projeto Panelinha de Arte Contemporânea, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc da Secretaria da Cultura do RS. A abertura ocorre às 18h, no Espaço Força e Luz, no Centro Histórico, com entrada gratuita e apresentação da DJ Turva.
A mostra reúne 16 obras — incluindo vídeo performances, instalações e pinturas — criadas por 43 artistas organizados em diferentes coletivos. Todos os trabalhos tiveram seleção por chamada aberta realizada entre junho e julho.
A Panelinha aposta em uma proposta colaborativa de curadoria e produção, com foco em diversidade, encontros cotidianos e novas conexões no campo das artes visuais. “O projeto é feito a várias mãos. Tanto o corpo de artistas como o de jurados foi eleito por chamadas públicas. A ideia é movimentar o campo das Artes Visuais, contribuindo para que ele seja cada vez mais acessível, popular e brasileiro”, destaca o curador Jordi Tasso.
A primeira edição do projeto ocorreu em janeiro deste ano, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. Na ocasião, foram reunidos 20 projetos de diferentes linguagens.
A exposição atual segue em cartaz até 11 de outubro. No dia anterior ao encerramento, 10 de outubro, haverá um evento especial com a premiação de quatro obras selecionadas por um júri formado por sete profissionais das artes visuais.
Mais informações sobre a programação e os artistas estão disponíveis no site da exposição.
Serviço:
- Exposição “#2 Panelinha de Arte Contemporânea de Porto Alegre”
- Abertura no dia 12 de agosto, terça-feira, às 19h
- Visitação até dia 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados das 11h às 18h
- Espaço Força e Luz – Galeria Incidente
- Rua dos Andradas, 1.223, Centro Histórico de Porto Alegre
- Entrada franca.