A OJRS (Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul) realiza, na quarta-feira (6), às 19h, o sexto concerto oficial da temporada 2025. A apresentação será no Auditório Osvaldo Stefanello (Praça Marechal Deodoro, 55, Centro Histórico) do Palácio da Justiça, em Porto Alegre. O evento é gratuito, com entrada mediante distribuição de senhas no local.
Neste espetáculo, o público poderá apreciar uma seleção de obras clássicas e contemporâneas. O destaque será a participação especial da uruguaia Rocio Britos (trompa), reconhecida por sua versatilidade e expressividade. A regência será dos maestros Telmo Jaconi e Davi Coelho.
Orquestra Jovem
Mantida por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a OJRS é um dos principais projetos de formação musical do estado, reunindo jovens talentos do Rio Grande do Sul e promovendo o acesso à música erudita. A orquestra tem se destacado por suas apresentações de excelência e pelo compromisso com a educação musical de crianças e adolescentes.
Sobre Rocio Britos
Formada no Ciclo Superior em Interpretação Musical da OJS (Orquestra Juvenil do Sodre), sob orientação de Andrés Bercellini, a jovem uruguaia Rocio Britos atua na OSSODRE (Orquestra Sinfônica Nacional do Sodré) e na Banda Sinfônica de Montevidéu.
Nascida em Montevidéu em 1999, Rocio estudou trompa no Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis do Uruguai. E, ainda, participou de cursos com mestres como Sarah Willis, Luca Benucci e Stefan Dohr. Foi vencedora do concurso “Jovens Solistas” da OJS (2014 e 2017), apresentando-se como solista no auditório nacional. Como convidada, já se apresentou junto às orquestras jovens do Rio Grande do Sul e de El Salvador.
Recentemente integrou o projeto “Encuentros”, da Fundação Dudamel, em Los Angeles, e foi selecionada para o Festival de Campos do Jordão (2023 e 2025). Segue em constante aperfeiçoamento com professores renomados da Europa, como Bernhard Krug, Ab Koster, Jörg Brückner, Ozan Çakar e outros.