DEFESA CIVIL

Ciclone e frente fria trazem risco de temporais e ventos fortes no RS

Alerta da Defesa Civil aponta para risco de temporais, granizo e ventos de até 90 km/h no Estado.

Vista de um campo com céu nublado e escuro, comumente associado a tempestades, cercas de madeira, um galpão e árvores ao fundo.
Crédito: Fernando Dias/Seapdr

O tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul entre o sábado (26) e a segunda-feira (28). A passagem de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão e à formação de um ciclone extratropical, vai provocar chuva forte, trovoadas, rajadas intensas de vento e risco de queda de granizo em diversas regiões.

Conforme o alerta da Defesa Civil, o sábado será marcado por pancadas de chuva em praticamente todas as regiões gaúchas. A intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica favorecerá temporais isolados, com raios, granizo e ventos que podem atingir 80 km/h. Os volumes esperados variam de 10 a 40 mm, podendo chegar a 60 mm em áreas do Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce.

Domingo (27): risco de granizo e volumes elevados

As instabilidades se intensificam no domingo, com chuva forte e persistente. Os acumulados devem variar de 20 a 50 mm em grande parte do Estado. Poderão chegar a 100 mm em pontos da Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Missões, Campanha e partes do Litoral Norte. Há risco de novos temporais na madrugada, com rajadas acima de 80 km/h em localidades do Oeste, Missões e Centro.

Segunda-feira (28): ciclone traz rajadas de até 90 km/h

Na segunda, porém, o avanço de um ciclone extratropical próximo à costa manterá o tempo instável, com chuva moderada e trovoadas. A previsão é de acumulados entre 10 e 30 mm na metade Leste do RS. Há possibilidade de até 50 mm em áreas da Serra, Costa Doce e Litoral Norte. Os ventos devem ganhar força, com rajadas entre 50 e 80 km/h na maioria das regiões. No entanto, podem superar os 90 km/h no Nordeste e no Litoral Médio e Norte.

A orientação da Defesa Civil é para que a população fique atenta aos alertas oficiais e evite áreas de risco durante o período.