EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Casa de Audácia realiza treino aberto de ballroom no Centro Cultural da UFRGS

A ideia é contribuir para o fortalecimento da cultura ballroom na cidade

Foto: Gabi Lazzarini
Foto: Gabi Lazzarini

No dia 28 de julho, segunda-feira, às 19h, a Casa de Audácia promove novo treino aberto de ballroom no Centro Cultural da UFRGS. Ministrado por Mother Didara de Audácia, integrante do coletivo, o encontro é dedicado à Sex Siren, modalidade de ballroom que explora a beleza, sensualidade e personalidade das pessoas participantes.

A proposta da Casa de Audácia foi selecionada no Edital de Ocupação 2025 do Centro Cultural. Além de realizar seus ensaios no local, o coletivo oferece treinos abertos sempre na última segunda-feira do mês, até abril de 2026 (exceto nos meses de dezembro e fevereiro). A ideia é contribuir para o fortalecimento da cultura ballroom na cidade, para a valorização dessas expressões artísticas e para o aprimoramento técnico das pessoas que praticam. 

A cultura ballroom é um movimento político negro e queer originário dos subúrbios nova-iorquinos. Um de seus principais elementos são os bailes, eventos de celebração da cultura LGBTQIAPN+ em que coletivos de ballroom — as chamadas “casas” ou “houses” — disputam entre si em categorias que envolvem moda, dança e performance. 

Os encontros abertos da Casa de Audácia têm entrada gratuita e não requerem inscrição. Podem participar pessoas com e sem experiência prévia. O Centro Cultural da UFRGS fica na rua Eng. Luiz Englert, 333, campus centro. 

Sobre a Casa de Audácia 

Fundada em janeiro de 2023 por Sophie, uma travesti nordestina, e Zaire, um transmasculine não binarie prete, a Casa de Audácia é uma família da cultura ballroom. A forte representatividade trans masculina e não branca do grupo reafirma seu compromisso com a visibilidade e o protagonismo de identidades socialmente marginalizadas.

Serviço

Treino de ballroom – Sex Siren
  • Com Mother Didara de Audácia
  • Dia 28 de julho às 19h
  • Centro Cultural da UFRGS – Sala Pitangueira
  • Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus centro (acesso pelo andar térreo)
  • Entrada franca
  • Sem inscrições prévias