O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) lançou oficialmente o vídeo de apresentação de Luma Valente, a primeira super-heroína do Universo MPRS. Trata-se de um projeto voltado à conscientização de crianças e adolescentes sobre temas sensíveis e urgentes.
Criada com inspiração nas histórias em quadrinhos da Marvel e da DC Comics, Luma Valente é a protagonista do projeto “Universo MPRS – Superpoder é Denunciar”. O GabCom (Gabinete de Comunicação Social) em parceria com os Centros de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM) e da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ) idealizaram a iniciativa.
A escolha do nome se deu por meio de votação nas redes sociais do MP-RS, em uma estratégia para ampliar o engajamento do público jovem.
O vídeo apresenta a personagem ao público e marca o início de uma jornada de educação, prevenção e protagonismo juvenil no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Luma será a voz que incentiva outras adolescentes a reconhecerem sinais de abuso, a buscar apoio por meio da rede de proteção, a denunciar e a transformar a cultura da violência contra a mulher.
Lançamento em agosto
O projeto será lançado oficialmente no dia 4 de agosto, durante o Agosto Lilás, em evento no Palácio do Ministério Público, com a apresentação de uma cartilha educativa em formato digital e impresso com o título “Não é drama, é violência”. A publicação trará histórias em quadrinhos, atividades pedagógicas e orientações sobre como agir diante de situações de violência.
O projeto inclui ainda palestras, rodas de conversa e oficinas em escolas, além de parcerias com veículos de comunicação e influenciadores digitais. E segue as recomendações do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) para ações de prevenção, alerta e divulgação de serviços de apoio.
Com linguagem visual e narrativa voltada ao público adolescente, a proposta é provocar reflexão e ação desde cedo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, só em 2024, o Estado registrou mais de 23 mil casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo 18% das vítimas adolescentes entre 12 e 19 anos.
“Luma Valente, super-heroína do Universo MPRS, chegou para ajudar meninas a identificar violências — contra elas ou alguém próximo — e saber como pedir ajuda. Com seus superpoderes e junto com o MP, ela lembra: proteger crianças e adolescentes é um dever de todos. Você não está sozinha!”, diz a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do CAOEIJ.
“A Luma Valente nasceu para conversar com meninas e meninos sobre um tema sério de forma acessível e acolhedora. Com essa cartilha, queremos ajudar adolescentes a reconhecer sinais de violência de gênero e a buscar apoio — porque informação, além de ser uma forma de proteção, é também um superpoder”, diz a promotora de Justiça Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM.