EXPERIÊNCIA DINÂMICA

Exposição “Acervo em movimento” reestreia no MARGS, neste sábado (19)

Interrompido pela enchente de 2024, o programa com rotatividade de obras volta a ser apresentado no 2º andar expositivo 

Foto: Acervo MARGS
Foto: Acervo MARGS

O MARGS* (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) reestreia o programa expositivo “Acervo em movimento”, que ficará aberto para visitação a partir do próximo sábado (19). A mostra ocupa duas salas no 2º andar da instituição, de forma permanente. Além disso, a entrada é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (com último acesso do público às 18h).

Interrompida pela enchente de 2024, a mostra consiste em uma exposição de longa duração, com rotatividade de obras. Seu objetivo é trazer ao público o acervo do Museu, substituindo periodicamente as peças em exibição. Dessa forma, as recombinações propõem novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo uma experiência sempre viva e dinâmica.

A versão de reestreia, com curadoria de Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, tem como mote resgatar o lançamento do programa em 2019. Assim, a exposição recupera obras apresentadas naquela ocasião, revisitando conjuntos e diálogos então propostos, para explorar novas relações. Nesta seleção, estão mais de 20 de artistas, a exemplo de nomes como Ado Malagoli, Antônio Caringi, Carlos Pasquetti, Christina Balbão, Djalma do Alegrete, Gisela Waetge, Joseph Bail, José Resende, Tunga e Waltercio Caldas. 

Desse modo, peças entram e saem a cada três meses aproximadamente, proporcionando uma renovação constante do conjunto exposto. Com essa estratégia, as substituições geram recombinações que procuram propor novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma experiência sempre viva e dinâmica. Assim, “Acervo em movimento” explora a seguinte pergunta junto aos visitantes e à ação educativa: quais podem ser as relações entre obras de arte distintas e de diferentes épocas, contextos e linguagens?

O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta, por fim, com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.

Serviço

Reestreia da exposição de longa duração “Acervo em movimento”
Quando:
 Visitação aberta a partir de sábado (19/7), às 10h.
Onde: 2º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS)
Visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas mediadas para grupos e escolas, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected]

*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)