O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) abriu, nesta quinta-feira (17), um chamamento público para apresentação de soluções inovadoras voltadas à contenção de cheias em Porto Alegre. A convocação foi publicada no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre) e estabelece prazo de 30 dias para manifestações de interesse.
O objetivo da iniciativa é identificar tecnologias e equipamentos capazes de qualificar o atual sistema de proteção da cidade, com foco especial na instalação de barreiras temporárias em áreas onde não é possível realizar obras permanentes de imediato, como em vias públicas ou acessos viários.
Segundo o diretor-presidente do DMAE, Bruno Vanuzzi, o sistema de proteção contra cheias da capital foi concebido na década de 1960 e precisa ser atualizado. “A cheia histórica de 2024 revelou a necessidade de modernizarmos o nosso sistema. Gradualmente, todos os pontos críticos identificados estão tendo soluções encaminhadas, e este chamamento pode acelerar esse processo”, afirmou.
Países como Holanda, Estados Unidos, Canadá e Indonésia já utilizam tecnologias de contenção móvel, que o Dmae pretende incorporar ao planejamento local.
Equipamentos devem funcionar em áreas já alagadas
De acordo com o edital, as propostas devem incluir módulos interconectáveis, com possibilidade de adaptação a diferentes alturas e condições do solo. Os sistemas também precisam operar em áreas com acúmulo prévio de água, possibilitando resposta rápida em emergências.
Entre os locais que podem receber as futuras barreiras estão:
- Entorno da Usina do Gasômetro;
- Alça de acesso da avenida Assis Brasil;
- Avenida Ernesto Neugebauer;
- Entrada da EBAB (Estação de Bombeamento de Água Bruta) Moinhos de Vento.