CANÇÃO

Projeto BPE + Música apresenta Juliano Guerra

A entrada é gratuita. Guerra traz canções de forte impacto poético e influências que passeiam por diversos gêneros da música brasileira

Juliano Guerra - Foto: Fred Siewerdt
Juliano Guerra - Foto: Fred Siewerdt

O projeto BPE + Música recebe, no dia 24 de julho, às 19h, o artista pelotense Juliano Guerra no histórico Salão Mourisco da BPE (Biblioteca Pública do Estado do RS). A entrada é gratuita. A apresentação dá continuidade à programação mensal da biblioteca de valorização da nova geração da música gaúcha.

Guerra traz canções de forte impacto poético e influências que passeiam por diversos gêneros da música brasileira. O artista apresentará composições autorais que integram os três álbuns de sua trajetória. A presença cênica marcante do artista e as letras que transitam entre o lirismo e a crítica social prometem uma noite de música intensa e envolvente.

O projeto

O projeto BPE + Música integra o Plano Anual de Atividades da Biblioteca Pública do Estado, com financiamento do Programa Emergencial da Lei Rouanet RS. A iniciativa estreou no dia 29 de maio com o espetáculo de Cristian Sperandir e Laura Dalmás.

O objetivo do projeto é evidenciar a diversidade da nova cena musical do Rio Grande do Sul. Reunindo, dessa forma, talentos de diferentes regiões e estilos em apresentações mensais, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, de maio a dezembro de 2025.

Representativos de uma região

A curadoria é do jornalista, escritor e crítico musical Juarez Fonseca. Assim, cada edição apresenta um artista representativo de uma região do RS, visando reforçar o compromisso da Biblioteca com a difusão cultural e o acesso democrático à arte.

O curador explica que “Juliano Guerra é um dos grandes nomes do que se poderia chamar de “nova música gaúcha”. Não por acaso, um dos preferidos de Vitor Ramil, compositor e ouvinte dos mais exigentes”, ressalta. Atuando como guitarrista e violonista desde cedo, é formado em Letras pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas). 

“Juliano possui uma estrutura musical ligada à classe de cancionistas que privilegiam as experiências pessoais nas letras – não para falar de si mesmos e sim para investigar os interiores dos homens. E faz isso de um modo que o particulariza, embora já tenha dito que não tem pretensão de inovar, que quer apenas fazer canções. Ok, mas suas letras urbanas, povoadas de ironias e acurada observação do que o cerca (e do que está mais distante também), cantadas com voz reta, sem os costumeiros contrastes gaúchos em samba, pop, algo mais e até milonga, revelam um artista inovador. Mesmo estando em cena há uns 15 anos, Juliano ainda é pura novidade”, completa Juarez Fonseca.

Para acompanhar a programação do BPE + Música, os bastidores e novidades, acesse o Instagram oficial da BPE: @bpe.rs.

O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master Shell, planejamento e gestão Cida Cultural, apoio Grupo Imobi e IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

  • O quê: BPE + Música – Juliano Guerra
  • Quando: 24 de julho de 2025 (quinta-feira), às 19h
  • Onde: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Porto Alegre)

Entrada gratuita

Realização: Biblioteca Pública do Estado do RS
Financiamento: Programa Emergencial da Lei Rouanet RS
Curadoria: Juarez Fonseca
Mais informações: @bpe.rs (Instagram) | www.bpe.rs.gov.br