BENEFÍCIO SOCIAL

Estado paga segundo lote do programa Volta por Cima

Programa destina-se para famílias vítimas das chuvas intensas e enchentes no RS de junho deste ano. Confira se possui direito aos valores

O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira (4), o segundo lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas e enchentes no RS no período de 14 a 20 de junho de 2025. O executivo creditou o benefício no Cartão Cidadão de 449 famílias dos municípios de Canoas, Cerro Branco, Itaara, Jaguari e Santa Maria.

O valor do lote soma R$ 898 mil em apoio financeiro por parte do Executivo estadual, totalizando mais de RS 2 milhões em repasses nesta edição do programa. O governo destinou R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas.

Critérios para ser beneficiário deste lote do Volta por Cima

  • Ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235;
  • Residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
  • Ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
  • Constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.

Como acessar os recursos

Para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima.

O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que atendam aos requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.

Transparência e controle

Todas as informações sobre os repasses estão disponíveis no Portal da Transparência do Estado, e denúncias podem ser encaminhadas pela Central do Cidadão.