A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (30), a operação “Por Um Fio” contra crimes de agiotagem, extorsão e associação criminosa. A ação foi coordenada pela Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de Canoas.
Cerca de 50 policiais civis cumpriram 19 medidas cautelares, incluindo 11 mandados de busca e apreensão e 8 ordens de prisão temporária. A operação ocorreu nos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Eldorado do Sul e Caxias do Sul.
Seis pessoas foram presas. Também houve apreensão de aparelhos celulares, cartões bancários e simulacros de armas de fogo, incluindo pistola e fuzil.
As investigações começaram após a denúncia de uma empresária vítima de extorsão. Ela havia contratado empréstimos para quitar dívidas, mas foi submetida a juros abusivos, que acabaram agravando ainda mais sua situação financeira.
De acordo com o delegado Gustavo Bermudes, titular da Draco de Canoas, os investigados pertencem a uma organização criminosa estruturada. “A prática de juros abusivos tornou insustentável o pagamento da dívida, agravando a situação da vítima e a colocando em um quadro de extremo desespero”, afirmou.
A Polícia Civil segue com as diligências para identificar outras vítimas e aprofundar as provas contra os envolvidos. A operação é considerada pela polícia como um marco no enfrentamento à agiotagem na Região Metropolitana de Porto Alegre.