Agora no Tempo

Guaíba chega a 3 metros e entra em cota de inundação em Porto Alegre

Defesa Civil alerta para nova elevação nos níveis nas próximas 24 horas devido ao repique do Vale do Taquari e do Caí

Crédito: Smamus / PMPA
Crédito: Smamus / PMPA

O nível do Guaíba voltou a atingir cota de inundação na manhã desta quarta-feira (26), ao alcançar três metros na régua instalada no Cais Mauá, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

A elevação atual é resultado do repique provocado pela água que desce das bacias do Vale do Taquari e do Vale do Caí, áreas atingidas por fortes chuvas nas últimas 72 horas. A tendência é que o nível se mantenha elevado nas próximas 24 horas, tanto no Cais Mauá quanto na estação da Usina do Gasômetro, conforme projeção dos hidrólogos.

De acordo com a previsão meteorológica, a partir da madrugada de quinta-feira (27), o vento sul deve predominar sobre o estuário. A mudança na direção do vento costuma dificultar o escoamento da água e, por isso, pode manter o Guaíba oscilando próximo ou acima da cota de inundação por mais tempo.

A Defesa Civil estadual repassou o alerta às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de que sejam colocadas em prática medidas preventivas previstas nos planos de contingência municipais. O foco são as populações que vivem em áreas de risco, especialmente nas Ilhas da Região Metropolitana, no bairro Arquipélago, na Zona Sul de Porto Alegre, entre outras localidades vulneráveis.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.