O clarinetista tcheco Milan Rericha desembarca no Rio Grande do Sul nesta semana para se apresentar junto da OSPA* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). O músico atuará como solista convidado em duas peças.
O concerto “Paisagens Virtuosísticas” terá duas apresentações: na sexta-feira (27), às 20h, na Igreja Matriz de Venâncio Aires, e no sábado (28), às 17h, no Complexo Cultural Casa da Ospa, em Porto Alegre. A regência é do diretor artístico Manfredo Schmiedt.
Repertório
O mesmo repertório (com obras de Beethoven, Saint-Saëns, Mendelssohn, Bassi e Aguiar) será executado nas duas cidades. Em Venâncio Aires, onde a apresentação ocorre em parceria com a prefeitura municipal, a entrada será gratuita e por ordem de chegada. Em Porto Alegre, é possível adquirir os ingressos pelo Sympla.
Antes do concerto na Capital gaúcha, a clarinetista da Ospa Ariane Rovesse conversa com o público sobre o programa em mais um Notas de Concerto, agendado para às 16h, na Sala de Recitais. A palestra e o concerto serão transmitidos ao vivo no YouTube.
Sobre o programa
“Paisagens Virtuosísticas” começa com a obra alemã “Abertura Leonora nº3”, composta por Ludwig van Beethoven (1770 – 1827). Após, o clarinetista Milan Rericha se junta à Orquestra para a segunda música do repertório, uma nova versão da obra “Sonata para Clarinete e Piano, Op. 167”, do francês Camille Saint-Saëns (1835 – 1921). O arranjo, feito por John Glenesk Mortimer, será executado pela primeira vez.
O solista também executa um novo arranjo de Mortimer para o “Concerto Fantasia sobre motivos da ópera Rigoletto de G. Verdi”, de Luigi Bassi (1833 – 1871). O programa inclui ainda a abertura “As Hébridas”, de Felix Mendelssohn (1809 – 1847). Para encerrar o concerto, uma obra brasileira: “Sinfonietta Prima”, assinada por Ernani Aguiar.
Sobre Milan Rericha
Milan Rericha formou-se no Conservatório de Teplice e na Academia de Artes Cênicas de Praga. Posteriormente, estudou na Academia Internacional de Música Contemporânea do Conservatório de Paris, na Academia de Música da Basileia e na Academia Janáček, na República Tcheca.
É vencedor certames como o Concurso de Música de Câmara Mozart, Prix Mercure ORF, Swiss Rides e o Concurso Internacional de Música BOG. Atuou como solista na Orquestra Filarmônica Tcheca, Orquestra Sinfônica da Basileia, Berliner Symphoniker, Solistes Européens Luxembourg, Orquestra de Câmara de Praga e Filarmônica de Praga, entre outras.
Serviço
Concerto Paisagens Virtuosísticas
Série Interior – Venâncio Aires
Quando: Sexta-feira (27/6), às 20h
Onde: Igreja Matriz São Sebastião Mártir (Travessa São Sebastião Mártir, s/n°)
Entrada Gratuita
*Fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)