O Margs* (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) preparou uma programação especial para o encerramento da 14ª Bienal do Mercosul, que tem visitação até o dia 1º de junho. Realizadas em parceria entre os Núcleos Educativos do Margs e da Bienal, as atividades são gratuitas.
Haverá uma caminhada com performances poéticas e experimentação artística para crianças, integrando a nova edição do programa público de longa duração “Crianças no Margs”.
As ações dialogam com obras apresentadas na exposição: “Reminiscence” (2025), de Amol K. Patil; “Carnavais na Bienal” (2025), de Froiid; e “Frevo” (s.d.), de Heitor dos Prazeres. Essa última, aliás, integra o acervo artístico do Margs.
Atividades
Oficina com guarda-chuva
Já neste sábado (24), a oficina “Os guarda-chuvas de Heitor” trabalhará com as obras de Amol K. Patil, Froiid e Heitor dos Prazeres. A atividade apresenta a trajetória dos artistas em formato de conversa lúdica e proporcionando momentos de interação entre os participantes com as peças.
Além da necessidade da inscrição das crianças e seus responsáveis a partir deste formulário, é preciso levar um guarda-chuva para participar da atividade.
O evento iniciará às 15h com uma visita mediada nas Salas Negras do Margs e terá, na sequência, uma atividade prática, na Praça da Alfândega, de customização dos guarda-chuvas, em diálogo com o conteúdo e estilo artísticos das pinturas de Heitor dos Prazeres.
Caminhada saindo do Largo Zumbi dos Palmares
No sábado seguinte (31), também às 15h, será realizada uma caminhada com performances poéticas pelo grupo Poetas Vivos, pelos Educativos do Margs e da Bienal. A ação, intitulada “Olhares em percurso: slam, powada e reminiscência”, iniciará no Largo Zumbi dos Palmares e terá continuidade na Ponte de Pedra e na Praça XV, com encerramento no Museu. Há necessidade de inscrição prévia através deste formulário. Em caso de mau tempo, a atividade será suspensa.
A ação contempla um percurso pela cidade de Porto Alegre, no qual, em pontos simbólicos, o grupo Poetas Vivos fará performances e os Educativos proporão atividades pedagógicas. A parte final, no Margs, terá mediação da obra “Reminiscence”, de Amol K. Patil. A proposta é discutir a obra a partir do gênero de poesia indiana Powada com relação ao gênero de poesia Slam. O artista traz discussões sobre classe e castas na instalação presente na 14ª Bienal do Mercosul.
A história de Amon serve como elo da poesia indiana e do Slam. Datado do século 17, seu avô, Gunaji Patil, usava a Powada para questionar o colonialismo britânico e o sistema de castas indiano. Já seu pai, Kisan Gunaji, estendeu essa crítica nas peças teatrais que roteirizou, abordando a marginalização e exploração de grupos sociais como os “Dalits”, considerados “intocáveis”.
O Margs
O Margs é uma das instituições que integram a tradicional mostra de arte contemporânea, cuja 14ª edição ocorre agora após o adiamento por conta da enchente de 2024. A Bienal reúne obras de 76 artistas de diversos países, em 18 espaços de Porto Alegre e Viamão.
No Museu, o público pode conferir a exposição de oito artistas da Bienal: Amol K. Patil (Índia, 1987), Awilda Sterling-Duprey (Porto Rico, 1947), Froiid (Brasil, 1986), Fyerool Darma (Singapura, 1987), Gretchen Bender (Estados Unidos, 1951 – 2004), Heitor dos Prazeres (Brasil, 1889 – 1966), Nereyda López (Cocama/Tikuna/Peru, 1965) e Özgür Kar (Turquia, 1992).
* Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)