O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a “Operação Barba Negra”, em Passo Fundo e Barra Funda. A ofensiva se deu através do GAECO/MP-RS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul). Sessenta agentes participaram da ação, que contou com o apoio da Brigada Militar.
O objetivo é apurar a prática de lavagem de dinheiro de organização criminosa após apropriação indébita de créditos relacionados a ações judiciais. Os valores ultrapassam R$ 40 milhões.
Buscas e apreensões
Na operação coordenada pelo promotor de Justiça Diego Pessi, do 7º Núcleo Regional do GAECO – Planalto, cerca de 40 agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão nos dois municípios do Norte gaúcho. As ordens judiciais tinha como objetivo localizar provas e efetivar o bloqueio de bens dos investigados.
A Justiça também deferiu o sequestro judicial de 25 veículos, mais de 50 imóveis e ainda créditos financeiros. Diversas apreensões ocorreram nesta quarta, juntamente com documentos, celulares, pelo menos quatro armas e cerca de R$ 4,7 milhões em espécie.
A ofensiva apreendeu, ainda, grande quantidade de caixas de charutos e bebidas. As autoridades depositaram em juízo do dinheiro no Banrisul.
Investigação e alvos
A investigação tem como alvo oito pessoas físicas, além de diversas outras pessoas jurídicas. As ações continuarão após a operação, principalmente com a análise do material apreendido e com novas diligências com o objetivo de apurar a responsabilidade dos envolvidos.