Um homem foi preso, na manhã desta quarta-feira (21), em ação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-285, em Vacaria, na Serra gaúcha. O detido transportava 380 litros de agrotóxicos contrabandeados da Argentina.
Conforme a PRF, durante operação de combate à criminalidade, os agentes deram ordem de parada ao motorista de um Gol emplacado em Campo Erê (SC). O condutor se deslocava entre Vacaria e Bom Jesus.
O homem desobedeceu à ordem e tentou fugir dos policiais utilizando um dispositivo que criava uma cortina de fumaça. A PRF conseguiu abordar o automóvel e, em seguida, constataram que ele estava carregado com 380 litros de herbicida proibido no Brasil.
O material estava no porta-malas e no assoalho do automóvel, do qual o detido retirou os bancos dos passageiros para acomodar a mercadoria.
O motorista, de 36 anos e natural de São Miguel do Oeste (SC), estava com a carteira de habilitação vencida e não possuía antecedentes criminais. A PRF o prendeu e o encaminhou, com a carga apreendida, à polícia judiciária em Caxias do Sul.
Produto proibido
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização e o uso do agrotóxico no Brasil. A agência classifica o produto como de toxicidade agudamente grave para todos os órgãos humanos, podendo resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz.