A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (16), a Operação Trompeur para combater a introdução e circulação de cédulas falsas de real em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A ofensiva é resultado de uma investigação que apura o uso de notas de R$ 100 em transações comerciais.
Durante a ação, os agentes federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um endereço da cidade. No local, foram recolhidos materiais que serão submetidos a perícia.
Conforme a apuração da Polícia Federal, o investigado teria realizado negociações com ao menos duas vítimas, utilizando R$ 6 mil em cédulas falsas. As notas já foram analisadas e periciadas, com laudos técnicos confirmando que se tratavam de falsificações.
O investigado poderá responder por crime de moeda falsa, cuja pena pode chegar a 12 anos de prisão. Outras infrações penais também poderão ser apuradas, a depender do resultado da análise do material apreendido.
A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e a origem das cédulas falsificadas.