O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um levantamento que evidencia o protagonismo da figura materna na música brasileira. De acordo com o estudo, mais de 10 mil obras registradas no banco de dados da instituição possuem a palavra “mãe” em seus títulos.
Além disso, outras 2.037 composições trazem o termo “mamãe” no nome. No universo das gravações, os números também são expressivos: são mais de 10 mil registros com “mãe” e 1.881 com “mamãe” no título.
As expressões de afeto também se destacam: “Amor de mãe” aparece em 282 obras e “Te amo, mãe” dá nome a outras 27. A saudação “Feliz Dia das Mães” aparece em 13 títulos.
O Ecad possui um dos maiores acervos musicais da América Latina, com mais de 24 milhões de obras cadastradas. A instituição é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública em todo o Brasil, fiscalizando o uso de músicas em rádios, TVs, eventos, shows, plataformas digitais, cinemas e demais espaços com frequência coletiva.