SUCESSÃO PAPAL

Cardeais celebram missa de abertura de conclave que definirá novo papa

Cerimônia na Basílica de São Pedro marca o início do processo para definir o sucessor do papa Francisco

Crédito: Vatican News
Crédito: Vatican News

A missa “Pro Eligendo Romano Pontifice” foi celebrada na manhã desta quarta-feira (7) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. É o início oficial ao conclave que definirá o sucessor do papa Francisco. A celebração, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, reuniu cerca de 220 cardeais, sendo 133 com direito a voto, e contou com a presença de mais de 5 mil fiéis.

Durante a homilia, o decano do Colégio Cardinalício destacou a importância do momento. Ele apelou para que seja eleito “o papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento difícil, complexo e atormentado da história”. Ele reforçou que a eleição não é uma simples transição de lideranças, mas um gesto de profunda responsabilidade espiritual e humana.

A celebração foi realizada em várias línguas, incluindo português, e transmitida por telões instalados na Praça São Pedro. O cardeal Battista Re também mencionou a expectativa de que o próximo pontífice una as qualidades dos papas recentes — Francisco, Bento XVI e João Paulo II — em favor da comunhão cristã e da fraternidade universal.

Após a missa, os cardeais se reúnem na Primeira Loggia do Palácio Apostólico para dar início ao processo de votação. Eles fazem o deslocamento em procissão até a Capela Sistina, onde ocorre o rito secreto do conclave. Sob os afrescos de Michelangelo, será realizado o juramento de confidencialidade. Na sequência, está prevista a primeira votação do conclave, com expectativa de fumaça a partir das 14h (horário de Brasília).