O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, nesta terça-feira (6), um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. O aviso entra em vigor nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (7) e segue até próximo do final da noite.
Conforme o Instituto, a chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O alerta é laranja, de média intensidade, então há risco de danos nas áreas atingidas.
Embora nos próximos dias deva haver chuva em diversas regiões do território gaúcho, por ora este alerta é restrito. Ele aponta chuva em áreas da Fronteira Oeste, Noroeste e também da Campanha (Confira no mapa abaixo).
A chuva deve chegar de forma mais abrangente no estado justamente a partir de quarta-feira (7), mantendo se no estado até sexta-feira (9). Conforme a Defesa Civil, há previsão de grandes acumulados para o período.
No Oeste, Campanha e Sul o volume deverá ser de 140 a 220 mm. Na Costa Doce, Centro, Litoral Médio, Norte, Noroeste e Missões o acumulados serão de 70 a 130 mm. E nos Vales, Região Metropolitana, Serra, Nordeste e Litoral Norte a chuva ficará abaixo de 70 mm.