EDUCAÇÃO E SAÚDE

Cremers interdita aulas práticas de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas

Conselho constatou ausência de vínculo formal entre hospital e universidade; medida não afeta atendimento ao público.

O Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul) interditou, nesta quarta-feira (30), o ensino de disciplinas especificamente médicas aos alunos do curso de graduação em Medicina da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) no HU (Hospital Universitário de Canoas). A medida não afeta o atendimento médico à população.

A decisão foi motivada após vistoria de fiscalização que detectou a ausência de contrato que permitisse à Universidade usar o hospital como campo de prática. Denúncias de alunos, que relataram estar sem aulas práticas em ambulatório, corroboraram a situação. Além disso, os professores não têm contrato assistencial para atuar no hospital. O Auto de Interdição foi afixado em áreas de circulação para conhecimento público.

A interdição permanecerá até que as instituições comprovem a validade dos contratos e também a regularidade do HU como hospital de ensino.

“Se algum médico descumprir a determinação do Cremers, poderá incorrer em ilícito ético”, alertou o presidente Eduardo Neubarth Trindade.