SAÚDE

Ambulatório Trans de Caxias do Sul completa um ano com 990 atendimentos

Serviço oferece acolhimento e atendimento especializado para pessoas trans e travestis no município.

O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, visitou o serviço e parabenizou a equipe - Foto: Rafael da Silva Carvalho
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, visitou o serviço e parabenizou a equipe - Foto: Rafael da Silva Carvalho

O Ambulatório Trans de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, completa em abril o seu primeiro ano de funcionamento. Atualmente, 75 pacientes têm vínculo com o ambulatório.

O serviço foi criado com o objetivo de promover inclusão e garantir atendimento humanizado à população trans e travesti da cidade. O ambulatório tem como foco o acolhimento, orientação e tratamento adequado às necessidades de saúde física, mental e social desse público.

Destinado a pessoas trans e travestis com 18 anos ou mais, residentes em Caxias do Sul, o ambulatório oferece um espaço para a escuta e cuidado integral. Desde sua inauguração, o serviço já realizou 990 atendimentos.

Estão inclusos atendimentos de psicologia, medicina, serviço social, farmácia, pós-consulta com técnico de enfermagem, administração de medicamentos por via intramuscular. Além disso, há dispensação de medicamentos.

A equipe do ambulatório é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. O objetivo é garantir um acompanhamento completo, além do acesso à hormonização de forma segura, sem riscos à saúde.

Para acessar o atendimento, é necessário procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. A UBS será responsável por realizar o encaminhamento e incluir a pessoa interessada na lista de espera da Central de Regulação de Consultas. Esta tem vínculo com o Dacra (Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria).

Por fim, o serviço tem vínculo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde). O local fica no primeiro andar do CES (Centro Especializado de Saúde).