Atentado deixa mais de 80 mortos e mais de 100 feridos em Nice, no Sul da França

Um atentado terrorista matou pelo menos 80 pessoas e feriu 100 pessoas nesta quinta-feira (14) na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês. O terrorista responsável pelo ataque usou um caminhão baú para atropelar as vítimas.
A prefeitura de Nice disse, pelo Twiter, que houve um atentado terrorista pouco tempo depois do fato. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia.
O jornal francês Le Monde disse que o caminhão andou por pelo menos dois quilômetros atropelando pessoas nas ruas de Nice. A informação foi confirmada pelo Ministério Público da França. Tiros também foram ouvidos no mesmo local. Eles foram disparados por policiais que tentaram várias vezes parar o caminhão. O motorista só parou o veículo quando foi baleado.
Testemunhas dizem que a cena foi de completo caos, onde não se sabia para que lado fugir. Médicos que estavam de folga foram convocados para atender os feridos.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

A mídia francesa informou que o caminhão atingiu nas pessoas enquanto a multidão estava reunida assistindo a um show de fogos de artifício durante o feriado na Passeio dos Ingleses, um ponto turístico muito popular em Nice. O evento equivale à queima de fogos de Réveillon, na Praia de Copacabana e comemora a Revolução Francesa de 1789.

Número de mortos sobe rápido

A polícia de Nice declarou que mais de 30, depois 60, após 70, 76 e, por último 80 pessoas foram mortas e, segundo a imprensa local, cerca de 100 pessoas estão em estado grave.
O presidente da França, François Hollande, se deslocou de Avignon para Paris. Uma célula de crise está foi organizada pelo governo. O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.
Às 22h45 no Brasil, Hollande iniciou o discurso em que lamentou os atentados e prorrogou o estado se segurança na França por mais quatro meses. O presidente francês tinha decidido acabar com o estado de segurança até o final deste mês, mas com o novo atentado, voltou atrás na sua decisão.

Leia mais sobre o atentado na França