O abastecimento de água deve retornar para 20 bairros de Porto Alegre ao longo desta quarta-feira (23). A retomada ocorreu após a substituição do trecho rompido de uma adutora, que apresentou falhas desde o Domingo de Páscoa (20).
Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos, a EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Ouro Preto voltou a operar com 100% da capacidade na noite desta terça-feira (22). A estação abastece direta ou indiretamente cerca de 219 mil pessoas. Durante o período de restrição, a unidade chegou a operar com 75% da capacidade, o que exigiu rodízio no fornecimento.
O fornecimento está em fase de normalização. A água retorna de forma gradual, com maior tempo de espera em regiões mais altas ou distantes da rede. A previsão é de que o processo continue ao longo desta quarta-feira (23).
O trecho da adutora danificado, que tem um metro de espessura e pesa quase duas toneladas, foi isolado na segunda-feira (21) e substituído na terça. A falha exigiu intervenção estrutural, após a constatação de que reparos convencionais seriam ineficazes.
Bairros afetados
As regiões atingidas pela interrupção no abastecimento incluem: Alto Petrópolis, Boa Vista, Chácara da Fumaça, Cristo Redentor, Jardim Dona Leopoldina, Jardim Ipu, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Morro Santana, Passo da Areia, Protásio Alves, Rubem Berta, São Sebastião, Sarandi (parte), Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Safira.
Água pode apresentar alterações no retorno
Após longas interrupções, a água pode apresentar coloração ou gosto alterado, devido ao arraste de micropartículas das tubulações. De acordo com o Dmae, essas alterações não oferecem riscos à saúde. Se o problema persistir, é possível solicitar lavagem da rede ou do ramal pelo telefone 156, opção 2.