Porto Alegre e Rio Grande do Sul - O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) religou a ETA São João após o isolamento da área que passa por conserto emergencial. Com isso, o número de bairros afetados caiu de 35 para 18. A previsão é de conclusão da manutenção na madrugada com retorno do abastecimento mais tarde nas áreas mais altas da rede.
Pela manhã, o Departamento comunicou que realizava o conserto de uma adutora na Ebat (Estação de Bombeamento de Água Tratada) Ouro Preto. O serviço, decorrente do rompimento da tubulação, fez com que a ETA (Estação de Tratamento de Água) São João fosse paralisada.
O problema causou falta d’água em diversos bairros. Eram eles: Alto Petrópolis, Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Chácara da Fumaça, Chácara das Pedras, Costa e Silva, Cristo Redentor, Higienópolis, Humaitá, Jardim Ipu, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Jardim Lindoia, Jardim Planalto, Jardim Sabará, Loteamento Timbaúva, Mário Quintana, Morro Santana, Navegantes, Parque Santa Fé, Passo da Areia, Passo das Pedras, Protásio Alves, Rubem Berta, São Geraldo, São João e Vila Farrapos, São Pedro, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Safira.
Após o religamento, os bairros sem água são estes abaixo:
Durante o dia, o Dmae estava enviando caminhões-pipa para a área afetada pelo conserto. Além disso, o Departamento dá prioridade para chamados de estabelecimentos de saúde e casas de longa permanência. Já as comunidades podem solicitar os serviços por meio das subprefeituras.
O Dmae destaca que, após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Contudo, elas não são prejudiciais à saúde, garante do Departamento.
Se houver demora na normalização, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.